Gastronomias.002ba.08.jpg

Vinhos

Açores

 

Vinhos de Portugalgastronomias.net

Em pleno Oceano Atlântico e a uma distância de 1600 Km a Oeste da costa continental portuguesa, situa-se o arquipélago dos Açores constituído por nove ilhas, em três das quais se cultiva a vinha: Terceira, Pico e Graciosa.

Estas Ilhas foram colonizadas em meados do Séc. XV, pensando-se que foram os Frades Franciscanos quem nelas introduziram o plantio da vinha; na época constataram semelhanças entre as condições edafoclimáticas da Sicília e algumas ilhas deste Arquipélago,tendo trazido várias plantas da casta mais conhecida, o Verdelho (antigo Verdecchio siciliano, segundo alguns investigadores), cuja expansão foi rápida e abundante.

O vinho produzido tornou-se famoso e foi largamente exportado, particularmente o produzido na Ilha do Pico, para todo o Norte da Europa e até para a Rússia. Depois da revolução bolchevique, em 1917, foram encontradas garrafas de Vinho Verdelho do Pico armazenadas nas caves dos antigos czares da Rússia.

A qualidade e o prestígio dos vinhos dos Açores são conhecidos de longa data, facto que levou a que fossem reconhecidas três Indicações de Proveniência Regulamentada: "Pico", "Graciosa" e "Biscoitos".

O IPR "Pico" é um vinho licoroso branco, produzido na Ilha com o mesmo nome a partir de uvas cultivadas em terrenos pedregosos; a área de vinha é muito reduzida e as parcelas são cercadas de pedra solta a que dão o nome de "currais", cuja finalidade é de proteger as plantas da acção dos ventos.

Na Ilha Graciosa produz-se o IPR "Graciosa", vinho branco resultante de videiras também cultivadas também em "currais".

O prestigiado vinho licoroso branco "Biscoitos" é produzido na Ilha da Terceira. Esta designação "Biscoitos" deve-se ao facto de o solo ser muito pedregoso de cor escura, semelhante ao biscoito que, na época dos descobrimentos, os navegadores utilizavam como pão. A vinha é implantada em quadrículas (curraletas), separadas entre si por muros constituídos por pedras soltas (travessas) que a protegem dos ventos.

De referir ainda o reconhecimento da Indicação Geográfica "Açores", através da Portaria n.º 853/2004 de 19 de Julho, para os vinhos tranquilos, tintos e brancos produzidos em todo o Arquipélago.

IGP "Açores"

Legislação Base
Portaria n.º 853/2004, de 19 de Julho e Reg. (CE) 1493/99 de 17 de Maio.

Área Geográfica
A área geográfica correspondente ao Vinho Regional Açores abrange todas as Ilhas do Arquipélago.

Castas
Tintas e Rosadas

Agronómica, Aragonez (Tinta Roriz), Cabernet-Franc, Cabernet Sauvignon, Castelão (Periquita1), Complexa, Merlot, Pinot Noir, Rufete, Saborinho, Tinta Barroca, Touriga Franca, Touriga Nacional, Vinhão e Gewurztraminer®

Brancas

Arinto (Pedernã), Bical, Chardonnay, Fernão Pires (Maria Gomes), Galego Dourado, Generosa, Gouveio, Malvasia, Malvasia Fina, Moscatel Graúdo, Riesling, Rio Grande, Seara Nova, Sercial (Esgana Cão), Tália, Terrantez,Verdelho, Viosinho.

DOP "Biscoitos"

Legislação Base
Decreto-Lei n.º 17/94, de 25 de Janeiro, e Reg. (CE) 1493/99, de 17 de Maio.

Área Geográfica

A área geográfica correspondente à Indicação de Proveniência Regulamentada "Biscoitos" abrange, no concelho da Praia da Vitória, a freguesia dos Biscoitos, em áreas de altitude igual ou inferior a 100m.

Castas Brancas

Verdelho, Arinto (Pedernã) e Terrantez.

Características Organolépticas
Vinho licoroso branco, "sui generis".

DOP "Pico"

Legislação Base

Decreto-Lei n.º 17/94, de 25 de Janeiro, e Reg. (CE) 1493/99, de 17 de Maio.

Área Geográfica

A área geográfica correspondente à Indicação de Proveniência Regulamentada "Pico" abrange os concelhos da Madalena (freguesias da Madalena, Candelária, Criação Velha e Bandeiras), São Roque (freguesia de Santa Luzia e parte da freguesia da Prainha, lugar da Baía de Canas) e Lages (freguesia da Piedade, nos lugares de Engrade e Manhenha), em áreas de altitude igual ou inferior a 100 m.

Castas Brancas

Verdelho, Arinto (Pedernã) e Terrantez.

Características Organolépticas
Vinho licoroso branco, de aroma complexo a especiarias, encorpado e bem estruturado.

DOP "Graciosa"

Legislação Base

Decreto-Lei n.º 17/94, de 25 de Janeiro, e Reg. (CE) 1493/99, de 17 de Maio.

Área Geográfica

A área geográfica correspondente à Indicação de Proveniência Regulamentada "Graciosa" abrange, no concelho de Santa Cruz, as freguesias de Santa Cruz, Guadalupe, Praia e Luz, em áreas de altitude igual ou inferior a 150 m.

Castas Brancas

Verdelho, Arinto (Pedernã), Terrantez, Malvasia Fina e Fernão Pires (Maria Gomes).

Características Organolépticas
Vinhos brancos de grande qualidade, leves, frescos, secos e bastante frutados.


fonte: Instituto do Vinho e da Vinha

A Carregar...